As salas de consumo vigiado estão em funcionamento há mais de três décadas, existindo hoje em oito países europeus (Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Noruega e Dinamarca) e em dois fora da Europa (Canadá e Austrália) (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência). As salas de consumo vigiado, tal como definidas pelo Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência, são “unidades de saúde supervisionadas por profissionais, onde os consumidores de drogas podem consumir em condições mais seguras” (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência). Entre os seus principais objetivos estão a diminuição da morbilidade e mortalidade dos utilizadores de drogas, a redução do impacto do consumo nas áreas circundantes aos mercados de drogas urbanos e ainda a promoção do acesso a equipamentos sociais, de saúde e de tratamento das dependências.
A criação desta resposta na Europa remonta ao início da epidemia VIH/SIDA nos anos 80 e foi largamente uma iniciativa das autoridades locais com a participação de organizações da sociedade civil para fazer face a uma emergência de saúde pública colocada pela existência de grandes espaços de consumo injetado a céu aberto em várias cidades europeias (Cook and Bridge). O desenvolvimento desta e de outras respostas de redução de danos, como os programas de trocas de seringas, marcaram o início de uma mudança na orientação das políticas de drogas na Europa. A saúde e gestão do risco, e não apenas a abstinência, foram ganhando ênfase nos programas direcionados às pessoas que usam drogas. Na década de 90, a redução de danos foi reconhecida e adotada como parte das estratégias nacionais para as drogas por muitos países europeus (Rhodes and Hedrich), incluindo Portugal.
O Programa de Consumo Vigiado Móvel (PCVM) é um programa de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), onde as pessoas podem consumir substâncias psicoativas, trazidas pelas próprias, sob supervisão de profissionais treinados para educar para um consumo mais seguro e atuar em caso de sobredosagem ou outras situações de emergência.
O PCVM constituído por uma equipa multidisciplinar, contribui para a saúde, segurança e qualidade de vida das Pessoas que Utilizam Drogas Injetadas (PUDI) e das comunidades mais afetadas pelo consumo em espaços públicos, oferecendo um conjunto de serviços que vão para além da disponibilização de um espaço seguro para efetuar o consumo injetado: prestação de cuidados básicos de saúde, articulação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) quando necessário e consentido, acompanhamento e atendimento psicossocial, suporte por pares, realização de testes rápidos de rastreio para as infeções por Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC) e Sífilis, encaminhamento e acompanhamento para outros serviços, e distribuição de material de prevenção.
Projeto financiado por:
Público-Alvo
Pessoas que Utilizam Drogas (PUD) que estão em maior risco, tanto pelas práticas de consumo, como pela sua situação social e de saúde.
Objetivo Geral
Contribuir para a saúde, segurança e qualidade de vida das Pessoas que utilizam drogas (PUD) e das comunidades mais afetadas pelo consumo em espaços públicos.
Parceiros da Médicos do Mundo

Rede Social de Lisboa - NPISA

Mundo a Sorrir
Partner website
Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA)
Partner website
Associação de Moradores Viver Melhor no Beato

Perto Lx Núcleo das Vulnerabilidades do Departamento para os Direitos Sociais (DDS) da Divisão para a Intervenção Social da CML

CRESCER – Associação de Intervenção Comunitária
Partner website
Comunidade Vida e Paz (CVP)
Partner website
Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS)
Partner website
Associação de Apoio e Serviços a Pessoas Carenciadas João 13
Partner website
NAL – Centro Social e Paroquial São Jorge de Arroios

Associação VITAE
Partner website
Associação Vida Autónoma (AVA)
Partner website
Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT)
Partner website
Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH-SIDA
Partner website
EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza
Partner website
Ares do Pinhal
Partner website
Rede de Rastreio Comunitária
Partner website
Rede Alargada de Instituições para o Acolhimento e Integração de Refugiados e Requerentes de Asilo

Rede de Trabalho Sexual
Partner website
AMI
Partner website
Exército de Salvação
Partner website
Organização Internacional para as Migrações (OIM)
Partner website
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Partner website