Situação

Os comportamentos de risco associados ao consumo de substâncias psicoativas representam uma ameaça quer para a saúde dos próprios, quer para a população em geral, os quais são expostos a possíveis infecções. Neste sentido, os comportamentos de risco aumentam o número de casos de VIH e SIDA, Hepatites e Sífilis, e outras infecções causados pela má prática do consumo, o que compromete o bem-estar e a saúde das populações

A nossa acção

Para diminuir o número de infecções, a Médicos do Mundo actua junto das Pessoas que Utilizam Drogas, no sentido de lhes proporcionar acesso a cuidados gratuitos de saúde, material esterilizado, acções de educação para a saúde, rastreios de infecções sexualmente transmissíveis, apoio psicossocial, referenciação e encaminhamento para estruturas do Sistema Nacional de Saúde.
Através dos nossos projectos, pretendemos consciencializar e alterar os comportamentos de riscos, contribuindo para a segurança e melhor qualidade de vida das Pessoas que Utilizam Drogas e das comunidades mais afectadas pelo consumo em espaços públicos na cidade de Lisboa e do Porto.

 

Locais de intervenção

 

PT

Porto Escondido

O projeto Porto Escondido apoia Pessoas que Utilizam Drogas (PUD), Trabalhadores Sexuais (TS), Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA) e migrantes, contribuindo para prevenção e controlo da infeção por VIH e SIDA, Hepatites Virais e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), promovendo a saúde sexual e reprodutiva, tal como o acesso a programas de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD).

Saiba Mais
PCVM Emanuele Siracusa

Programa de Consumo Vigiado Móvel (PCVM)

O Programa de Consumo Vigiado Móvel (PCVM) é um programa de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), onde as pessoas podem consumir substâncias psicoativas, trazidas pelas próprias, sob supervisão de profissionais treinados para educar para um consumo mais seguro e atuar em caso de sobredosagem ou outras situações de emergência.

Saiba Mais
SER

SER - Saúde em Equipa de Rua

O Projecto SER, de Maio de 2019 a Novembro de 2022, acompanhou 248 beneficiários na freguesia de Barcelos, Arcozelo e Feitos. Durante este período foram realizados 16.634 contatos para atividades de A...

Saiba Mais
ETRS Emanuele Siracusa

Saúde a Girar – Equipa Técnica de Rua em Saúde

O projeto Saúde a Girar – Equipa Técnica de Rua em Saúde (ETRS) apoia Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA), aumentando o acesso a cuidados de saúde e apoio psicossocial.

Saiba Mais