Situação
Na Médicos do Mundo, acreditamos que os trabalhadores sexuais são uma população que, à semelhança das restantes, têm direito a ter acesso a cuidados básicos de saúde.
Em Portugal, alguns trabalhadores sexuais vivem isolados e não têm informações claras e precisas sobre os seus direitos e deveres no que respeita ao acesso a cuidados de saúde.
Neste sentido, a intervenção da Médicos do Mundo junto desta população é importante, para que mais trabalhadores sexuais tenham cuidados básicos de saúde e conhecimentos ao nível dos seus direitos e deveres na sociedade portuguesa.
A nossa acção
Para diminuir o número de trabalhadores sexuais sem acesso a cuidados básicos de saúde e aumentar o conhecimento sobre comportamentos preventivos, a Médicos do Mundo trabalha junto desta população, de forma a garantir a equidade no acesso aos seus direitos.
No terreno, prestamos cuidados gratuitos de saúde, promovemos acções de sensibilização sobre os comportamentos de risco, fazemos rastreios, disponibilizamos materiais preventivos e disponibilizamos apoio psicossocial aos trabalhadores do sexuais. Por outro lado, e a par dos cuidados básicos de saúde, a nossa intervenção engloba a consciencialização sobre os direitos e deveres desta população. Esta informação é divulgada em acções de sensibilização.
Locais de intervenção