Ficha Técnica
Tendo por base o Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social para a resposta social do serviço de apoio domiciliário, a Médicos do Mundo (MdM) presta apoio a pessoas idosas em situação de dependência e de menor mobilidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico, psíquico e social.
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades de vida diária (AVD) (Despacho Normativo n.º 62/99).
Tendo em conta a sociedade atual, a resposta social do SAD adquire uma importância crescente e relevante pela heterogeneidade e complexidade do processo de envelhecimento; mudanças nas famílias e nos modos de vida/ papéis sociais; e alterações sociais e económicas.
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico, psíquico e social das pessoas sem autonomia e em situação de vulnerabilidade que residem no Bairro da Picheleira.
OE1. Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso à institucionalização;
OE2. Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
OE3. Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes;
OE4. Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
OE5. Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.
Público-Alvo
Pessoas sem autonomia e em situação de vulnerabilidade socioeconómica
1 Assistente Social/ Coordenador(a)
3 Ajudantes de Ação Directa
Voluntários
Instituto da Segurança Social
1. Atividades de animação e socialização, designadamente animação, lazer, cultura, deslocação a entidades da comunidade;
2. Apoio medicamentoso quando necessário;
3. Cuidados de higiene e conforto pessoal;
4. Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados.
1. 100% dos utentes têm acesso a cuidados de higiene pessoal, autoimagem e higiene habitacional no seu domicílio;
2. 100% dos utentes e cuidadores têm acesso a material informativo.