Situação
A prevalência de infecções sexualmente transmissíveis no seio da população portuguesa, é ainda uma realidade preocupante. Os comportamentos de risco, aumentam o número de casos de VIH e SIDA, Hepatites e Sífilis, que compromete o bem-estar e a saúde das populações.
Em 2013, cerca de 29% das infecções registadas de VIH e SIDA, eram relativas a Homens que fazem sexo com Homens (HSH). A falta de informação, consciencialização e/ou de frequência a estruturas de saúde, faz com que seja necessário actuar junto desta população, para evitar o contágio e contribuir para a literacia em saúde destas pessoas.
A nossa acção
Para diminuir o número de infecções sexualmente transmissíveis, a Médicos do Mundo actua junto de Homens que fazem Sexo com Homens (HSH), no sentido de lhes proporcionar acções de educação, que aumentem a sua literacia em saúde, e de lhes dar acesso a meios de prevenção (preservativos), diagnóstico (rastreios de VIH/IST’s), referenciação adequada e apoio psicossocial.
Através dos nossos projectos, pretendemos consciencializar e alterar os comportamentos de riscos, que aumentam o número de infecções sexualmente transmissíveis.
Locais de intervenção