Uma história de amor nunca se escreve sozinha. E Luís e Ludovina têm-na escrito em conjunto, com muito companheirismo e um cuidado sublime um pelo outro. 

O amor é sempre o caminho mais bonito a percorrer... 

Luís adora conversar e conta-nos, muitas vezes, histórias do passado e do presente, reforçando o quão maravilhoso é partilhar a vida com a sua mulher:

 

“Eu e a Bininha estamos sempre juntos! Cuidar de quem amamos deve ser sempre o passo que devemos dar, principalmente quando precisam de apoio, quando precisam de nós”. 

 

Ludovina foi diagnosticada com demência e, desde então, tem vindo a contar com o apoio de Luís para o desempenho de todas as atividades do dia a dia. 

A demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio contínuo, e geralmente progressivo, na funcionalidade da pessoa. Descreve a perda de memória, diminuição da capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais, alteração na capacidade de decisão, entre outros. (Alzheimer Portugal, 2024). 

Luís assume o papel de cuidador/parceiro de cuidados:

 

“Não é fácil; uns dias melhores, outros mais desafiantes. Mas se fosse ao contrário, sei que a Bininha faria exatamente o mesmo por mim. E quero muito que ela esteja comigo, cá em casa, com os melhores cuidados que lhe possa prestar.” 

 

A Médicos do Mundo acompanha o casal desde fevereiro de 2020, prestando cuidados de saúde, no âmbito do Projeto Terceira (C)Idade=Felicidade (TCI=F), no Porto.  

A equipa, composta por profissionais de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia, tem realizado visitas domiciliárias, com o intuito de potenciar a capacidade funcional de Ludovina, ajudando-a no processo de adaptação à doença, e preservando a sua autonomia, bem-estar, conforto e qualidade de vida, pelo maior tempo possível. 

Luís, sempre com palavras doces e motivadoras para a equipa, diz-nos:

 

“Há pessoas mesmo muito boas neste mundo. Temos e devemos reconhecer e agradecer por tudo o que fazem por nós.” 

 

Por outro lado, e não menos importante, a equipa do TCI=F tem vindo a apoiar, capacitar e empoderar Luís para o processo de cuidar, não deixando que o mesmo se esqueça de cuidar de si próprio. 

 

“Toda a gente deveria saber o trabalho tão nobre e humano que vocês fazem. Têm sido uma ajuda maravilhosa para ambos.” 

 

“Muito obrigada! E um beijinho!” – despede-se da equipa Ludovina, de forma emocionada, após mais uma visita domiciliária.

 

Para saber mais sobre o projeto TCI=F, clique aqui

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. FAÇA UM DONATIVO HOJE!

 Promovemos cuidados de saúde gratuitos a populações em situação de vulnerabilidade e defendemos os seus direitos mais essenciais, como o direito à saúde. 

O seu apoio é fundamental. Clique no botão abaixo.