A nível mundial, e nos últimos anos, o aumento da resistência a antibióticos tornou-se um problema importante de Saúde Pública, e uma real ameaça à saúde das pessoas, sendo inclusivamente alarmante em alguns países do Sul e Centro da Europa.
Assim, com vista à utilização consciente e consumo seguro de antibióticos, o Dia Europeu dos Antibióticos surge como uma data de alerta para uma preocupação séria. Em Portugal, uma parte considerável da população não sabe que os antibióticos actuam apenas nas bactérias, sendo ineficazes no tratamento de infecções virais, como é o caso das constipações e gripe, para além de que os antibióticos também não servem para tratar a febre, as dores musculares, de cabeça ou de garganta. O aumento da resistência aos antibióticos não está só relacionado com o exercício da medicina. O consumo inadequado e a automedicação, que, se olharmos para a definição da OMS, entende-se como a utilização de medicamentos pelo consumidor para tratar doenças ou sintomas por si reconhecidos, ou o uso intermitente ou contínuo de um medicamento prescrito por um médico para doenças ou sintomas crónicos ou recorrentes, é um dos factores que contribui largamente para o problema do aumento da resistência aos antibióticos. A utilização recorrente, sem regras e não consciente dos antimicrobianos, torna-os menos eficazes a longo prazo, quer para a pessoa que os toma, quer para a comunidade envolvente, ao surgirem bactérias resistentes aos antibióticos habitualmente usados. A continuarmos ao ritmo crescente que actualmente se verifica, e se nada for feito, projecções internacionais estimam que por volta de 2050 morrerão 10 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo.
O combate a esta situação implica que o cidadão seja trazido para o centro do problema, colaborando com os profissionais de saúde. É essencial melhorar os níveis de literacia em saúde e é preciso que as pessoas saibam quais os cuidados a ter para prevenir infecções, devendo igualmente evitar tomar antibióticos durante mais (ou menos) tempo que o recomendado, ou sequer por iniciativa própria.
Para saber mais sobre o Dia Europeu dos Antibióticos, consulte:
1) O programa de prevenção e controlo de infecções e de resistência aos anti-microbianos
2) O site da Direcção Geral de Saúde
3)http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I139884&sitelang=en&videolang=PT