Com o regresso às aulas é importante ponderar sobre a alimentação das crianças, seja em casa, seja na escola. Para tal, é necessário perceber como se devem preparar lancheiras saudáveis para que os mais pequenos possam ter energias que lhes permitam brincar e aprender.
Tal como o nome indica, as lancheiras devem transportar um lanche e não o pequeno-almoço, sendo que é aconselhável a toma da primeira refeição diária antes da criança ir para a escola. Lá, os mais pequenos não devem passar mais de 3 horas sem comer, condicionando o rendimento e a concentração.
As lancheiras das crianças devem ser compostas por uma fonte de hidrato de carbono, a qual possa dar uma energia de digestão lenta; uma fonte de proteína, que potencia o crescimento; uma fonte de vitaminas,minerais e água, para que possam estar hidratadas durante todo o dia.
Para motivar as crianças a adoptar hábitos de vida saudáveis, é importante que variem nos alimentos que ingerem diariamente. Assim, e para incentivar a comportamentos alimentares mais benéficos, deixamos-lhe quatro ideias para a lancheira dos mais pequenos:
Nota - Opção 1: Se possível, opte pelo pão de cereais e por fiambre de aves; Escolha o iogurte magro, com menos gordura e mais benéfico para as crianças (pode ter aromas);
Nota - Opção 3: Quando escolher as bolachas de água e sal, tenha em atenção o valor de lípidos das mesmas. Escolha um iogurte magro para evitar o excesso de gorduras.
Nota - Opção 4: Quando escolher as bolachas de água e sal, tenha em atenção o valor dos lípidos das mesmas.