Junte-se à Médicos do Mundo, a outras organizações da sociedade civil e aos muitos cidadãos que já subscreveram o "Manifesto por um debate clarificador, pela democracia e pelo futuro", no âmbito das eleições europeias 2024.  

"As eleições para o Parlamento Europeu serão o primeiro ato eleitoral a acontecer após a celebração dos 50 anos do 25 de abril – marco fundacional do Portugal democrático integrado na comunidade europeia. Assinalar Abril passa, mais do que nunca, por dar continuidade à construção de uma sociedade democrática e esclarecida. Para isso, é fundamental que o período eleitoral que antecede as eleições do próximo dia 9 de junho contribua, efetivamente, para o esclarecimento.", refere o manifesto já subscrito por mais de 40 organizações da sociedade civil e muitos cidadãos a título individual. 

O documento promovido pela Plataforma Portuguesa das ONGD, de que a Médicos do Mundo é associada, apela a todas as pessoas com intervenção no espaço público  - responsáveis políticos, partidos e órgãos de comunicação social, entre outros -, "para que sejam criadas as condições para uma discussão profunda sobre as opções que poderão ser seguidas nos próximos anos, bem como as suas implicações dentro e fora da União Europeia".

"...urge reconhecer que a paz não se faz sem um esforço consistente, coerente e coordenado. Antes se constrói através de realizações concretas que procurem dar resposta aos desafios que se colocam. É nestes desafios que se deve concentrar o debate político, dando centralidade à necessidade de responder às ameaças à Democracia, ao Estado de Direito, ao espaço cívico, aos Direitos Humanos e à Paz, bem como às soluções que permitam uma ação concertada em prol do desenvolvimento sustentável à escala global."

 

Clique no botão abaixo para ler na íntegra e subscrever o manifesto.