O que é um AVC e como é que se origina?
Um AVC deriva de uma lesão ou obstrução de um vaso sanguíneo da circulação do sistema nervoso central que ocorre mais frequentemente no cérebro, mas que pode acontecer noutras estruturas como o cerebelo, o tronco central ou, raramente, na medula espinhal.
O AVC resulta de uma descida repentina do fluxo de sangue que irriga o cérebro e consequente ausência de oxigénio e de nutrientes, provocando uma lesão das células cerebrais que morrem ou deixam de funcionar normalmente. Este acontecimento pode ser gerado por um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico) ou pelo rompimento de uma artéria (AVC hemorrágico).
As células cerebrais começam a morrer pouco tempo depois da ocorrência de um AVC, contudo, ainda podem sobreviver algumas horas caso o fluxo de sangue não esteja completamente interrompido. Por esta mesma razão, alerta-se para a urgência de agir rapidamente aquando da identificação de algum caso, tentando-se minimizar as lesões cerebrais e impactos na função motora e cognitiva a longo prazo.