O Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame cerebral, é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.
O acidente vascular cerebral é uma doença que, como o próprio nome indica, afecta os vasos cerebrais. Nesse sentido, o AVC pode ocorrer por dois mecanismos: oclusão ou rotura de vaso cerebral. No primeiro caso, que designamos por AVC isquémico, o sangue que percorre nesse vaso deixa de chegar a determinadas zonas do cérebro e, como o sangue traz os nutrientes e oxigénio necessários para o funcionamento dos neurónios cerebrais, perante essa oclusão, os neurónios deixam de funcionar e acabam por morrer. No caso da rotura de vaso, que se designa por AVC hemorrágico, esta rotura vai causar uma hemorragia intracerebral que, para além de também causar o sofrimento dos neurónios, já que eles deixam de receber o sangue, tem outros efeitos mais estruturais relacionados com a hemorragia.
No Dia Mundial da AVC convidámos a Dra. Carolina Lopes para nos explicar os sintomas e alguns mitos e verdades sobre a temática:
Sintomas:
Os principais sintomas são o aparecimento súbito de desvio da face, falta de força num braço e dificuldade em falar. Na suspeita de um AVC, deverá ligar imediatamente o 112.
O AVC pode ser prevenido, adoptando um estilo de vida saudável, evitando o tabagismo, e vigiando e controlando os principais factores de risco vascular, como a tensão arterial, os níveis de colesterol e a diabetes.
Mitos e Verdades:
Artigo elaborado com o apoio da Dra. Carolina Lopes