Cuidar de Quem Cuida. Para que o possam continuar a fazer
A par da saúde física, estarmos atentos ao bem-estar psicológico e à promoção da saúde mental dos colaboradores da Médicos do Mundo, em missões internacionais e nacionais, tem sido uma boa prática que mantemos.
Também no decurso desta pandemia, que enfrentamos há mais de um mês, temos estado atentos aos colaboradores que mantêm “rotinas de rua”, mas em circunstâncias mais adversas; bem como, temos olhado para os colaboradores que se viram confinados, tentando conciliar trabalho à distância, gestão de vida familiar, mediação de circunstâncias que não faziam parte do quotidiano.
Além das dinâmicas de intervenção biopsicossocial que deixamos à comunidade em geral e/ou aos colaboradores e voluntários, mais em concreto, estamos a monitorizar o bem-estar psicológico dos nossos 34 colaboradores, com o apoio de sete psicólogos voluntários, com formação em intervenção psicossocial em crise.
Deste modo, esperamos poder enveredar, pela nova normalidade, mais robustecidos, com uma resiliência treinada para a situações de excepção e uma gestão das emoções eficaz e eficiente – de modo a podermos contar com todos, após esta difícil fase de crescimento individual e profissional.