A Associação Médicos do Mundo marcou presença nas IV Jornadas Médicas da Universidade Nova de Lisboa, dias 12 e 13 de Maio, num congresso organizado anualmente pela Associação de Estudantes da Faculdades de Ciências Médicas focado nas temáticas mais actuais da Educação Médica.

No pré-arranque das Jornadas, dia 11 de Maio, foi projectado o filme “Última Fronteira/Last Face”, no Fórum Lisboa, que contou com a presença de mais de 50 espectadores, tendo revertido para a Médicos do Mundo a quantia de 14,5 euros.

O filme serviu de mote para lançar o debate entre o público e Fernando Appert e Hugo Coelho, dois colaboradores da delegação portuguesa da Médicos do Mundo que estiveram presentes em diversas acções de emergência e de ajuda humanitária no estrangeiro e em território nacional. Este filme, que retrata a realidade dos campos de refugiados em África, é um espelho do trabalho que a rede da Médicos do Mundo tem levado a cabo no terreno em situações de emergência.

“Enquanto estudante de Medicina e presidente das IV Jornadas Médicas da NOVA, estou profundamente agradecida à Médicos do Mundo pela disponibilidade desde cedo demonstrada em estabelecer esta parceria, que fez surgir relações de amizade e a possibilidade de apresentar aos participantes oportunidades de entregar o seu tempo e os seus dons àqueles que precisam!”, referiu Marta Santana.

No Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, dia 13 de Maio, Beatriz Coelho, estudante de Medicina e voluntária da Missão Esperança, partilhou a sua experiência em Castanheira de Pera, na missão de ajuda humanitária levada a cabo pela Médicos do Mundo para apoiar as vítimas dos incêndios de Junho de 2017. A esta palestra juntou-se o colaborador da MdM, Hugo Coelho, que falou da experiência da primeira missão de emergência nacional, a Missão Esperança, e incentivou os estudantes ao voluntariado universitário.