Como detectar uma overdose? O que fazer? O que não fazer? 


Para assinalar o Dia Internacional da Sensibilização para a Overdose, a Médicos do Mundo esteve junto a utentes e parceiros para ensinar os principais sinais de overdose e o que fazer nestes casos.  

No Porto, a equipa do Projecto Porto Escondido esteve presente na antiga Escola do Cerco, a 31 de Agosto, a convite da CASO, de modo a abordar o tema da overdose.  

Nesta iniciativa, os técnicos do projecto estiveram com alguns Educadores de Pares e Utilizadores de Drogas, que pernoitam e/ou utilizam o local para consumir, dando a conhecer sinais de uma overdose de depressores e estimulantes, bem como os passos a dar para ajudar alguém nesta situação. Fernanda Lopes, enfermeira do projecto, foi respondendo a questões colocadas pelos consumidores presentes, de forma a esclarecer qualquer dúvida sobre casos de overdose. 

Em Lisboa, a equipa do Projecto Saúde a Girar, também esteve na cidade, junto à população vulnerável, de modo a sensibilizar para a importância de se conhecer os sinais e saber o que fazer e o que evitar. Nesta acção, foram distribuídosflyersalusivos à temática, garantindo que todas as pessoas contactadas tinham informações necessárias para enfrentarem os casos de overdose.