No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, as equipas dos projectos Porto Escondido e Terceira Cidade (TCI) assinalaram a data com iniciativas de sensibilização junto dos beneficiários da Médicos do Mundo. 

A convite da Federação Académica do Porto, a enfermeira do Porto Escondido esteve no dia 8 de Outubro, numa tenda junto à reitoria da Universidade do Porto, em parceria com o GIS, com o intuito de realizar rastreios e acções de sensibilização. Com esta iniciativa, a equipa pôde promover a saúde e o bem-estar das pessoas presentes, alertando para a importância da prevenção. 

idosos
Médicos do Mundo

Nos dias 9 e 10 de Outubro, a equipa do Porto Escondido esteve nas ruas a distribuir flyers alusivos ao tema, junto da população-alvo do projecto (Trabalhadoras Sexuais, Utilizadores de Substâncias Psico-activas e Pessoas em Situaçao de Sem Abrigo).

Esta iniciativa teve como propósito sensibilizar para a Saúde Mental Positiva, a qual integra a satisfação autonomia, resolução de problemas e realização pessoal, atitude pró-social, autocontrolo e relação interpessoal.

Ainda no dia 10, e no âmbito do Programa "O Porto é lindo! Roteiros Turísticos+65" da Câmara Municipal do Porto, 14 seniores do projecto TCI realizaram uma visita ao Museu dos Descobrimentos, juntamente com os utentes do Centro Social e Paroquial de São Nicolau. Esta visita foi associada à comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, na qual se pretendeu despertar a consciência dos idosos para a questão da saúde mental global, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas e sócio­ económicas.

idosos
Médicos do Mundo
 

Como preservar a saúde mental

Para manter uma boa saúde mental devemos: praticar actividade física; dormir oito horas por dia; aproveitar passeios ao ar livre com família e amigos; manter uma alimentação saudável e equilibrada; conversar sobre os sentimentos com alguém de confiança e procurar a ajuda de um profissional, sempre que precisarmos.

idosos
Médicos do Mundo