Para atenuar os impactos da pobreza no acesso a cuidados de saúde, a Médicos do Mundo desenvolveu um projecto que disponibiliza apoio medicamentoso gratuito à população vulnerável de Viseu.
No âmbito dos projectos Contrato Local de Desenvolvimento Social e Rede Local de Intervenção Social, a Médicos do Mundo, em parceria com as Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Viseu, criou o Banco de Medicamentos de Viseu, de modo a criar soluções que colmatem a fragilidade no acesso a cuidados de saúde.
Desde Janeiro de 2017, conseguimos ajudar 119 pessoas com 476 apoios medicamentosos, equivalentes a um apoio na ordem dos 1857,74€. o que permitiu a continuidade dos seus tratamentos, independentemente das condições económicas desta população.
“O trabalho neste território está na fase de arranque, fomos acolhidos com muito carinho pelos projectos Rede Local de Intervenção Social (RLIS) e Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e temo-nos centrado a nossa acção e na divulgação do projecto, junto dos parceiros locais, e na educação terapêutica das pessoas que nos são referenciadas.” – Raquel Rebelo – Directora de Projectos Norte da Médicos do Mundo
O Banco de Medicamentos é um dos projectos que atenua os impactos da pobreza na saúde dos portugueses e que dá respostas a quem não consegue suportar os custos relacionados com a saúde.
Esta é uma situação real, num país em que muitas pessoas são submetidas a escolher entre comprar os seus medicamentos ou assegurar a sua única refeição diária.
A injustiça social e a desigualdade no acesso a cuidados de saúde, nomeadamente medicamentos, são temas sensíveis, que combatemos através do nosso trabalho junto das populações vulneráveis.
Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça.