A 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A 12 de Fevereiro foi declarada pandemia do novo coronavírus, denominado de SARS-CoV-2.
Os casos de COVID-19 foram notificados pela primeira vez em 31 de Dezembro de 2019, na República Popular da China.
O que é a COVID-19
A COVID-19 é a doença observada em pessoas infetadas com uma nova estirpe de coronavírus (SARS-CoV-2), não conhecida anteriormente em humanos. A 31 de dezembro de 2019, as autoridades chinesas notificaram a Organização Mundial de Saúde de um surto de pneumonia na cidade de Wuhan, que mais tarde foi classificado como uma nova doença: COVID-19.
O que são os coronavírus?
Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. Atualmente, este vírus é designado de COVID-19.
Como se transmite?
O novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode transmitir-se por contacto direto ou indireto.
Contacto direto: Através de gotículas que uma pessoa infetada transmite pela boca ou nariz quando fala, tosse ou espirra, podendo estas entrar diretamente para a boca ou nariz de uma pessoa que está muito próxima.
Contacto indireto: Através das mãos, que tocam nas superfícies contaminadas com as gotículas expelidas pelas pessoas infetadas e que depois são levadas à cara, à boca ou ao nariz inadvertidamente.
O que fazer para evitar a infeção?
Para evitar a infeção pelo novo coronavírus deve cumprir três conselhos básicos:
- Distanciamento individual.
- Higiene das mãos.
- Etiqueta respiratória.
Qual a importância da higiene das mãos?
A higienização correta e completa das mãos, efetuada de forma regular, está fortemente recomendada, já que reduz a transmissão do vírus, que ocorre quando existe contacto direto ou indireto. (DGS, 2020)
Aceda às seguintes ligações para obter informação complementar:
Guia com orientações básicas para combate da COVID-19, em mais de 20 idiomas
3 Conselhos para evitar a infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2