Primeiro, os seguidores têm de seleccionar a organização à qual desejam doar os fundos angariados, o objectivo/ montante que pretendem atingir e a data de conclusão da campanha. No passo seguinte, devem atribuir um nome à campanha de angariação e indicar as razões da angariação. Por último, escolhem uma imagem para associar à campanha e partilham com o seu grupo de amigos.
Esta funcionalidade do Facebook permite criar campanhas de angariação de fundos a favor de instituições de solidariedade social. A Médicos do Mundo foi a primeira organização a fazê-lo a nível nacional, com excelentes resultados junto dos seguidores. Desde Outubro de 2017, a plataforma Facebook dispõe de uma nova funcionalidade, que permite criar campanhas de angariação de fundos, a favor de organizações de solidariedade social, de forma fácil, intuitiva e transparente.
Quando é realizado um donativo, o Facebook envia um recibo para o email principal indicado na conta do doador. Caso o seguidor tenha interesse em receber o recibo de donativo, deve contactar directamente a Médicos do Mundo.
Deixamos-lhe algumas ideias de acções de angariação de fundos via Facebook:
-
No dia de aniversário, junto de familiares e amigos
-
No dia de casamento, junto de familiares, amigos e convidados
-
Na época natalícia, junto de colegas e de outros funcionários da empresa onde trabalha ou do seu grupo de amigos.
-
Durante o evento #Givingtuesday .
Aceda aqui (link) a todos os detalhes da campanha.
https://www.facebook.com/help/1409509059114623
“Até ao momento, e com o apoio dos nossos seguidores, já conseguimos angariar cerca de 9.000€. Obrigada a todos os que contribuíram para a continuidade da nossa missão #Aqui em Portugal.” – refere a equipa de Marketing da Médicos do Mundo.
“Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça.”